Planificação: Alimentação Saudável e Não Saudável
Contextualização: Esta planificação teve por base o Diário de Grupo presente na sala onde as crianças demonstraram interesse em explorar o tema dos alimentos e actividades relacionadas com a manipulação de plasticina e pintura. Como as educadoras Cristina e Noémia já abordaram o tema da Alimentação Saudável/Não Saudável e como já realizaram diversas actividades utilizando o Quadro Interactivo sobre esta mesma temática, foi decidido englobar os aspectos mencionados no Diário de Grupo e ainda realizar jogos com as crianças. Inicialmente, para actividade de Expressão Plástica, era pretendido que esta fosse feita através da pintura; contudo a educadora Noémia sugeriu que fosse feita através da plasticina pois as crianças ainda sentem dificuldades, no que se refere à motricidade grossa e fina e também por ser um material pouco utilizado na sala.
NOTA: Esta planificação está sujeita de alteração dependendo do interesse e sugestões que surjam por parte das crianças.
Alunas: Cláudia Ferreirinha Gonçalves |
Data: 23-04-2012 |
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Educadora(s) Cooperante(s): Cristina Sá e Noémia Saraiva |
Nível Etário: 5/6 anos (Pré-Escolar) |
Grupo: 15 crianças |
Local: Sala de actividades Pré-Escolar 2 |
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Tema/Conteúdo: Alimentação Saudável |
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Áreas |
Objetivos |
Estratégias |
Materiais |
Avaliação/ Observações |
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Formação Pessoal e Social
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1. Demonstrar respeito pelo outro. 1.1 Saber escutar o outro; 1.2 Aguardar a sua vez para intervir; 1.3 Aceitar as ideias dos outros; 1.4 Controlar o volume da voz; 1.5 Ser cooperante e participativo.
2. Desenvolver competências ligadas à autonomia. 2.1 Dar sugestões e/ou ideias; 2.2 Colaborar em actividades/tarefas com o grupo no seu todo.
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Após o acolhimento das crianças na roda, depois de cantarem os “Bons Dias”, a aluna inicia a abordagem ao tema Alimentação Saudável, que vai ao encontro da temática trabalhada pelas crianças, em dias anteriores. Para tornar a introdução da actividade principal, é apresentado dois jogos: o Jogo do Intruso e o Jogo da Alimentação.
Momento 1: No Jogo do Intruso, são disponibilizadas várias imagens de vários alimentos e refeições saudáveis e não saudáveis às crianças. Cada criança, chamada aleatoriamente, escolhe uma imagem e tem de falar sobre ela (por exemplo, é saudável? não é saudável? porquê? costuma comer? A que categoria pertence? entre outras que possam surgir). Após a exploração do jogo, é feito um pequeno diálogo com as crianças sobre a alimentação saudável e que alimentos devem constar numa alimentação saudável durante as refeições. Momento 2: Num segundo momento, é introduzido o Jogo da glória adaptado à temática “Alimentação”. Neste jogo, são seleccionados cinco crianças, pelo responsável das tarefas diárias, para proceder à exploração do mesmo. Será formado três grupos de cinco crianças que jogarão, alternadamente, entre si, para que todos tenham oportunidade de explorar o Jogo. Cada criança tem o seu peão, lança o dado e move o seu peão consoante o número que lhe sair no dado. No tabuleiro, o jogo está dividido em casas de três cores: verde, amarelo e vermelho. As casas verdes mostram os alimentos muito saudáveis que devem ser ingeridos em grande quantidade (fruta, cereais, massa, legumes, entre outros) e neste caso, a criança tem direito a avançar uma casa. Por sua vez, as casas amarelas mostram os alimentos que apesar de saudáveis, não devem ser ingeridos em grandes quantidades (castanhas, pão branco, entre outros) e, neste caso, a criança mantém-se na mesma posição. Em relação às casas vermelhas mostram os alimentos não saudáveis que devem ser ingeridos em pequenas quantidades e não frequentemente (pizza, batatas fritas, doces e rebuçados, hamburgers, cachorros-quentes, entre outros) e neste caso a criança recua uma casa. Por fim, a meta mostra uma coração, mostrando às crianças que ter uma alimentação equilibrada faz bem à saúde e ao coração. Depois deslocam-se à cantina para o lanche da manhã. Quando regressam do lanche, dá-se início à actividade de Expressão Plástica. Momento 3: Nesta actividade as crianças dirigem-se para as mesas para poderem trabalhar mais facilmente. São divididos em grupos de cinco crianças. É-lhes distribuído pratos descartáveis e plasticina com o objectivo de modelarem alimentos que estejam presentes numa refeição saudável e organizá-los no prato. Após a finalização da actividade, cada criança apresenta a sua refeição aos colegas e aos adultos presentes na sala, para posteriormente, as alunas com a ajuda das crianças afixarem os trabalhos no refeitório da escola. |
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1. Observação e registo da participação das crianças na actividade proposta. 2. Observação e registo da capacidade de dialogar. 3. Observação das atitudes individuais e colectivas. 4. Registo do comportamento da criança durante a actividade. 5. Registo da capacidade de escutar.
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Domínio da Linguagem Oral
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1. Fomentar a comunicação oral. 1.1 Expressar-se oralmente; 1.2 Comentar o que observa; 1.3 Partilhar o que sabe; 1.4 Escutar/responder quando alguém se lhe dirige.
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Domínio da Expressão Plástica
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1. Desenvolver a criatividade.
2. Desenvolver a capacidade de representar do real.
3. Valorizar o processo de exploração e descoberta das possibilidades dos materiais. 3.1 Manusear materiais; 3.2 Utilizar, de forma inovadora, os materiais ao seu dispor.
4. Expressar-se livremente utilizando técnicas diversas. 4.1 Utilizar espontaneamente as diversas técnicas de Expressão Plástica: modelagem |
Avaliação/Observação:
No nosso ponto de vista e tomando em conta a opinião da educadora Cristina e reacção das crianças, as actividades desempenhadas ao longo da manhã, de uma forma geral, correram bem. No entanto, consideramos pertinente focar alguns aspectos que correram menos bem, para que em próximas intervenções pedagógicas não ocorra.
No decorrer do jogo do intruso as crianças ficaram empolgadas relatando dos seus alimentos favoritos, o que gerou alguma confusão e barulho. Neste momento, tivemos alguma dificuldade em nos fazer ouvir e que estes também ouvissem uns aos outros, por isso a educadora Cristina entreviu, para controlar o grupo. Dada à diversidade de alimentos e refeições contidos nos cartões, focou-se mais aspectos do que devíamos, aspectos que se tornaram complexos de interiorização por parte das crianças, tais como “porque devemos comer mais peixe do que carne” uma vez que afirmamos que o peixe e a carne são alimentos saudáveis. Outro aspecto a salientar é que as crianças não conseguem diferenciar entre uma refeição saudável de uma não saudável, pois muitas delas referiam que a pizza e o hambúrguer eram saudáveis porque estes alimentos estão presentes, diariamente, nas suas refeições.
A educadora proferiu que, caso voltássemos a introduzir o jogo do intruso, em futuras práticas deveríamos colocar as imagens dentro de um saco e pedir, aleatoriamente, a cada criança para retirar um cartão. Um outro aspecto que a educadora referiu sobre este mesmo jogo é que não devemos utilizar mais do que um alimento ilustrativo no cartão, nem abordar mais de que um tema, de forma a não focalizar muitos aspectos nem dispersar atenção das crianças para outros assuntos.
Para desenvolver as posteriores actividades, a educadora sugeriu que procedêssemos à divisão do grupo em dois, de forma a evitar a concentração de todas as crianças numa única actividade. As crianças, durante a explicação, mantiveram-se atentas, interessadas e intervinham quando a aluna solicitava. Este momento decorreu muito bem, como sugerido pela educadora, durante a explicação do momento três, a aluna apresentou um prato com os três alimentos saudáveis, através da modelagem de plasticina, que devia conter uma refeição.
As restantes criança foram divididas em duas mesas para procederem à confecção do prato saudável, na companhia da educadora e da aluna Cláudia, que escreveram no prato os três ingredientes que as crianças queriam modelar. Decidimos escrever para evitar que as crianças representassem alimentos não saudáveis ou então que repetissem os mesmos alimentos que os colegas. Durante a realização do prato, podemos vivenciar que as crianças estavam a adorar modelar os alimentos com a plasticina. Conforme iam terminando vinham empolgadas mostrar a sua refeição e perguntavam se podiam jogar o jogo da alimentação. O jogo da alimentação foi orientado pela Mónica, em que as crianças também participaram activamente. Estas souberam cumprir as regras estipuladas no jogo, souberam ainda esperar pela sua vez e explicavam as regras aos outros colegas que tiveram a realizar a actividade de expressão plástica.
Contudo algumas crianças apresentaram algumas dificuldades em reconhecer visualmente o número de pontinhos desenhados no dado e fazer corresponder ao número natural, pois tinham que contar os pontinhos para saberem quantas casas deveriam andar. Evidenciaram também, algumas dificuldades em deslocar o peão pelo número de casas que lhe tinha sido atribuído pelo dado.
A afixação dos pratos elaborados pelas crianças, no refeitório, ficou sob a responsabilidade da Educadora Cristina, uma vez que não foi possível concretizar durante a manhã.
Em suma, as principais dificuldades encontradas na execução desta planificação, foi a capacidade de dialogar com as crianças e manter uma coesão no diálogo dentro da mesma temática. As crianças dispersam o seu diálogo para acontecimentos do seu quotidiano.