Opções Metodológicas
OPÇÕES METODOLÓGICAS
Segundo a Educadora, na planificação das actividades educativas é fundamental estabelecer uma relação individualizada com cada criança, e fazê-las com se sintam num ambiente seguro. Assim, é imprescindível ter o cuidado de criar condições para a participação activa de todas as crianças, proporcionando situações de diálogo e ouvindo as suas opiniões/ideias acerca da temática que se desenvolve. A Educadora sublinhou a importância de uma pedagogia activa, participativa e diferenciada, de modo a que a criança se sinta confiante e segura para agir e intervir espontaneamente. De igual forma é fundamental que todas as crianças se sintam incluídas.
Por não utilizar exclusivamente nenhuma metodologia, e de procurar adequar ir adequando estratégias, a educadora referiu como metodologias mais utilizadas, a pedagogia de situação e a pedagogia de projeto.
A pedagogia de situação inspira-se nas pedagogias não directivas, podendo o Educador também seguir práticas indiferenciadas. Neste tipo de metodologia, o educador é um criador de situações e canaliza as produções espontâneas das crianças, o que faz com que parta do que a criança já sabe, valorizando os seus saberes como fundamento de novas aprendizagens.
Na pedagogia de projecto, os projectos são desenvolvidos a partir de um problema concreto, associado à realidade social e pressupõe um plano de acção construído pelas crianças com a educadora, que tem um papel orientador e mediador das aprendizagens. Esta metodologia assenta num plano aberto e flexível, tendo como principais objectivos, o desenvolvimento da sensibilidade, da imaginação, da socialização e da autonomia da criança.