Caraterização da sala de atividades do Pré 2
Para uma melhor visualização da organização do espaço educativo da sala do Pré 2, remetemos para a planta em apêndice.
A Sala do Pré 2 é uma das salas que compõem a Escola Básica do 1º Ciclo com o Pré-Escolar de São Filipe e está situada no edifício anexo desta mesma instituição escolar. A presente sala possui quatro janelas o que lhe confere uma grande luminosidade e arejamento, permitindo assim, o bem-estar de todos os que a frequentam.
Esta mesma sala de actividade está organizada em diferentes áreas de acordo com as necessidades e evolução das crianças. Para além destes aspectos, a organização do espaço segue as linhas orientadoras segundo o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna, modelo utilizado na acção pedagógica das educadoras. Assim, a sala do Pré 2 encontra-se dividida em diferentes áreas, sendo elas, área das ciências e experiências, área da escrita, área da biblioteca, área da garagem, área do faz-de-conta e a área polivalente.
A organização do espaço e dos materiais educativos é de extrema importância no desenvolvimento da criança, visto que proporciona uma grande diversidade de experiências motivadoras e atraentes que fomentam o gosto da criança em aprender. Como preconizado nas Orientações curriculares (1997) “A organização e a utilização do espaço são expressão das intenções educativas e da dinâmica do grupo, sendo indispensável que o educador se interrogue sobre a função e finalidades educativas dos materiais de modo a planear e fundamentar as razões dessa organização.” (Ministério da Educação, 1997, p.37)
À entrada da sala encontra-se, no lado esquerdo, a área da escrita que contém apenas uma mesa e a respectiva cadeira. Ao lado desta área encontra-se a estante da biblioteca, contendo livros, enciclopédias infantis e materiais de apoio à expressão plástica. Para além dos livros, dispõe de uma mesa de apoio à consulta e leitura desses mesmos livros. Neste mesmo espaço encontra-se um placard de exposição dos trabalhos realizados pelas crianças.
A área polivalente é o espaço onde o grupo de criança se reúne para realizar actividade em grande grupo, desde o momento do acolhimento, apresentação dos trabalhos efectuados pelas crianças, diálogo sobre momentos e experiência vivenciados pelo grupo, desde visitas de estudo, actividades de leitura efectuadas pelas educadoras ou orientações das mesmas para projectos a serem desenvolvidos nas outras áreas. Neste mesmo espaço existe um placard que contém o quadro de distribuição de tarefas, mapa de presenças, o diário de grupo e demais trabalhos diversos elaborados pelas crianças.
Na área polivalente está ainda inserida a área da garagem com um pequeno móvel de madeira para as crianças brincarem com os carros. Nesta área as crianças tem oportunidade de brincarem com outros materiais, sendo estes blocos de construção, puzzles de grandes dimensões e outros jogos.
Ao lado da área polivalente temos área do faz de conta que dispõe de uma arca que contém diversas roupas e adereços e ainda um biombo que possibilita a dramatização de cenas do quotidiano. Para além destes elementos, esta mesma área possui uma cozinha, com os respectivos adereços para a confecção rudimentar de alimentos e possui também, diversos alimentos de plásticos.
Por fim, temos a área das ciências e experiências. Esta área encontra-se em processo de construção, pois a sala não possui os materiais necessários para a realização de experiências mais complexas, tais como, microscópio e material de laboratório. No entanto, o grupo realiza trabalhos e registos de temáticas relacionadas com as ciências naturais, expondo-os nas paredes. Também está patente nesta área, o plano de actividades e a lista semanal dos Projectos, estando ao alcance dos utilizadores da sala para a respectiva consulta.
Para além destas áreas de interesse, a sala dispõem de outros materiais de recurso à acção educativa, tais como, material de apoio (leitor de CDs), computador, televisão, material de consumo (folhas, lápis de cera, pau, marcadores, pincéis, entre outros), materiais de desperdício (revistas, jornais, entre outros) e equipamento propriamente dito (mesas, cadeiras, armários) e seis armários para arrumação e armazenamento de jogos, trabalhos e os respectivos dossier das crianças. Cada criança possui ainda um cabide, junto à janela, para arrumar os objectos pessoais.